sábado, 18 de junho de 2011

Final de semana chegando...


"Vai um téres aí ?"

O tereré é uma bebida feita com a imersão da erva-mate (Ilex paraguariensis), de origem guarani. É consumida diariamente com água gelada.

A grafia vem do guaraní, terere. Enquanto que em português o correto pode ser tanto tererê, como tereré, dependendo da região do Brasil; no Mato Grosso do Sul se diz tereré, enquanto no Paraná o mais comum é tererê.

Diferentemente do chimarrão, que é feito com água quente, o tereré é consumido com água fria, resultando em uma bebida agradável e refrescante. Em sua produção, a erva mate utilizada no preparo do tereré difere da utilizada no chimarrão por ter de ficar em repouso por volta de oito meses, em local seco, e de ser triturada grossa depois disso. Devido ao fato das folhas serem cortadas grossas, ao contrário do chimarrão, o tereré não tem tantos problemas com o entupimento. Quando isso ocorre, geralmente é devido a uma grande quantidade de mate em pó, indicando má-qualidade da erva usada.

Guampa e bomba

Tradicionalmente, o recipiente usado para servir o tereré é a guampa, fabricado com parte de um chifre de bovino, com uma das extremidades lacrada com madeira ou couro de boi, e o seu exterior revestido por verniz. Usa-se também copos de alumínio, vidro, plástico, ou canecas de louça.
A bomba é utilizada para filtrar a infusão do tereré, para que não se absorva o pó da erva triturada. As bombas são feitas normalmente de alumínio e nunca devem ser feitas de ferro por causa da oxidação, que altera o sabor da infusão. Também é possível encontrar bombas feitas de ouro, prata, alpaca , aço inox e também de plástico descartável.

Tanto a bomba quanto a guampa podem ter adereços com figuras dos símbolos da família, iniciais de nome ou pedras preciosas.

Embora a palavra "guampa" seja comum em uma área em que a influência predominante é guarani, sua origem é do quíchua, em que significa "chifre". O chifre bovino é freqüentemente utilizado como recipiente em todo o Cone Sul. O chifle (uma espécie de cantil utilizado na Argentina), por exemplo, é feito de chifre de boi.

 Consumo

A palavra é onomatopeica tereré, referindo-se ao som emitido pela última chupada do bulbo. Esse som é tacitamente exigido dentro da cerimônia do tereré, uma vez que confirma que todo o líquido foi consumido, deixando o recipiente pronto para a próxima pessoa. O tereré é consumido tanto no verão como no inverno. O tereré normalmente é tomado de forma rápida, como se tivesse tomando um copo d'agua quando está com sede.
Som emitido pela última chupada do bulbo ???
Essa foi pesada!!!

(AH COMO EU TÔ BANDIDA!!! )


Nenhum comentário:

Postar um comentário